Resenha: Meus 15 anos - Luiza Trigo


Titulo: Meus 15 anos
Autora: Luiza Trigo
Páginas: 232
Editora: Rocco



Uma festa de cinema! Este era o sonho de Bia, prestes a se tornar realidade em Meus 15 anos. Ela só não esperava que sua grande noite daria um filme com direito a drama, romance, comédia e ação de tirar o fôlego. Bia é a protagonista do segundo romance da escritora carioca Luiza Trigo, que vem conquistando seu espaço entre o público adolescente e pré-adolescente desde sua estreia com Carnaval e que agora convida os leitores para uma superfesta. Aliás, para a festa.





Olá pessoal, hoje venho falar do livro Meus 15 Anos da autora nacional Luiza Trigo. Eu havia conhecido a autora na bienal de 2014, ou seja, a muitooo tempo atras e com isso fiquei com vontade de conhecer os livros dela. E com o passar do tempo eu fui amadurecendo, e automaticamente minhas leituras se tornaram algo mais 'maduras', mas recentemente tomei a tão famosa vergonha na cara e decidi ler os meus livros parados, e um deles era oque irei abordar nesse post.


Adicionar legenda
 Logo de inicio nos deparamos com a animação da nossa protagonista, a Bia. Ela estava junto com a mãe organizando tudo para a sua tão sonhada festa de 15 anos. Bia é gente como a gente, ela adora cinema, livros, se dedica bastante aos estudo e não se importa muito com sua aparência. No colégio ela faz parte do grupinho das 'Nerd's', mas também nunca deu muita importância a isso, porque sempre teve suas amigas ao seu lado. Bia planejou uma festa enorme, e claro, convidou o colégio inteiro e tomou a coragem de convidar o garoto mais popular e lindo, o Thiago, e que assim como todas as garotas, ela também tinha uma quedinha por ele.

Ela conta com a ajuda das quatro amigas: Amanda, Carol, Roberta e Pricila, alem do seu melhor amigo Bruno, que a conhece desde criança e é apaixonado por ela em segredo. Alem desses personagem, também tem a famosa invejosa, a Jessica, ela é aquela tipica de nojenta, mimada, rica e se acha superior a todos (como se dinheiro fosse sinônimo de superioridade).

O que me prendeu foi a narrativa leve. A autora nos apresentou a visão de todos os personagens, e com cada titulo de cada capitulo sendo um nome de algum filme. Apesar de todos os apuros, angustias e nevrosismo das situações apresentadas, acredito que qualquer pessoa possa se identificar com a Bia em algumas partes. O livro tem varias partes dramas adolescentes, mas também é um pouco nostálgico. Ele foi divido em três partes: antes da festa, durante e depois e acredito que tenha ficado claro a evolução da protagonista, de como deixou de ser 'infantil' e se tornou um pouco mais 'madura'.

A minha edição é da capa original, e achei super criativa. Na capa já temos o nome de alguns personagens e nisso facilita na nossa imaginação. A autora não me decepcionou em nenhum momento, e me fez ter mais orgulho dos nossos autores nacionais. Eu não participo de nenhum movimento como 'leia mais nacional', mas eu acredito que independentemente de onde ele se originou, se ele for do meu agrado, eu irei ler e amar, assim como ocorreu com Meus 15 Anos.

Mas e ai, já leram? Tem interesse? Não esqueça de me falar hein.




26 comentários

  1. Ai que graça amei a dica e já tô levando para presentear uma certa amiguinha aqui de 13 que está começando a amar a ler! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro da Rocco, achei bem legal a capa e a arte interna, parece ser uma leitura leve e divertida. Gostei da sua dica, vou anotar!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que graça de livro menina, eu fiquei encantada e tão apaixonadaaaa!!! Preciso ler, adoro todos os livros da Rocco Jovens, normalmente são meus favoritos, quero muito me aventurar e saber como foram seus 15 anos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que graça <3
    Eu acompanho a luiza nas redes sociais, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita dela *_* E esse livro parece ser muito fofo.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem, o enredo me chamou a atenção, adorei sua resenha, fiquei encantada com a história, anotado a dica, obrigado. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não sou o público alvo da Luiza, mas a conheci num evento e ela foi muito amor! Eu vi o filme e, por incrível que pareça, curti bastante, bem família mesmo, se não viu, recomendo!

    ResponderExcluir
  7. Ah, parece ser uma história muito fofa. Não li, mas amei essa capa e fiquei meio com vontade de assistir o filme.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li nada da autora, mas gosto muito dessa premissa simples e mesmo assim despertar no leitor empatia pelos personagens. E nada melhor que sentir nostalgia durante uma leitura, amo de paixão. Adoraria ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Embora eu tenha o costume de ler livros juvenis, esse livro não me despertou interesse, mas acredito que para o público alvo a obra deva ser interessante. Achei bem legal ver a sua resenha, mas não é um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
  10. Conheço o livro, e há tempos tenho ele no meu Kindle, mas a verdade é que não li ainda. Parece uma típica história de adolescência, com seus dramas e tudo o mais.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Confesso que apesar do livro parecer bacaninha e tals, essa idade dos protagonistas e o drama adolescente, no momento, me afastam da possibilidade de desejar lê-lo, ando sem paciência. rs

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro, mas sempre vejo muitos comentários. Apesar de gostar de livros para o público adolescente, confesso que esse me pareceu juvenil demais. No entanto, acredito que seja uma leitura divertida e leve, então, se um dia a oportunidade surgir de ler, não vou recusar a leitura.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Amo quando a autor nos apresenta as visões de vários personagens, esse livro ainda não conhecia, mas sou muito fã desse gênero de leitura, é sempre divertida! Bom ver o amadurecimento da personagem no decorrer da história, gosto quando isso acontece!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Shayanne
    Eu penso que é sempre bom nos aventurar nessas leituras mais leves, principalmente para sair de uma ressaca literária. Eu sempre leio infanto juvenis, tenho dois filhos e gosto de ler algumas leituras que acho que seriam interessantes para eles.
    Gostei bastante da tua resenha e da edição do livro. E sempre leio nacionais, então não descarto a possibilidade de lê-lo, basta que surja uma oportunidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    A leitura desse livro deve ser bem legal. Me lembrou essa narrativa entre vários personagens e sobre trazer questões das amizades e parece com a Thalita Rebouças, o que me agrada muito a narrativa.
    Estou com esse livro no meu Kindle e já me animei para conhece-lo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  16. Oi Shayanne, tudo bem? Achei a capa bem fofinha, uma gracinha mesmo. Eu em particular não leria, mas como tenho uma garota de 10 anos em casa devorando livros, caso ela quisesse mais pra frente ler esse, eu com certeza acompanharia a leitura... Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, esse livro parece ser aquele tipico romance adolescente leve e divertido *-* Adoro esse tipo de livro para ler entre outras leituras mais pesadas. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    Eu não li essa obra ainda, maaas eu vi ao filme eu curti o enredo. Participei da Flipop onde ela falou que o filme não ficou muito parecido, mas ela não ligou, pois acreditava que essa seria uma grande porta para adaptar outras obras dela.
    Gostei de ver sua resenha. Parece ser um livro bem leve e essa capa é muito mais linda que a do filme.

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
  19. Olá que livro mais gracinha, acredito ser uma boa leitura para jovens e adolescentes.

    ResponderExcluir
  20. A capa do livro é muito lindinha, gostei da sua resenha, mas a trama não deu aquele clique em minha vontade de ler, mas com certeza é uma dica anotada para presentear pessoas que conheço e que vai amar com certeza.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  21. Oi Shayanne, como está?
    Achei a proposta desse livro extremamente adorável e com certeza fica ainda mais quando, mesmo que apenas poucas vezes, nos identificamos com alguns dilemas e detalhes da protagonista. Adorei teu texto!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Mesmo sendo um livro mais juvenil eu confesso que sou curiosa pra ler ele kkk, parece tão fofo e leve que fico atraída em ler.

    ResponderExcluir
  23. Oiii
    O livro parece ser bem bonitinho e uma leitura bem leve, mas não tenho vontade de ler esse livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Achi bem legal ter um nome de filme a cada início de capítulo! Só não sei se leria o livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Capa fofa!
    Ando meio longe de livros adolescentes, enjoei um pouco na verdade, mesmo assim gostei de terem incluído no livro a parte da transição entre criança e adolescentes.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Sempre tive vontade de ler esse livro, acho as ilustrações muito fofas e tem uma historia leve. Acredito que leria na velocidade da luz. rsrs
    Adorei a resenha!
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir